15-02-2007 21:09











 quem somos






 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 




  Tratando-se de uma instituição de pequena dimensão e sem fins lucrativos, o Instituto de Cultura Vasco Vill’ Alva assenta numa estrutura orgânica simples à qual faz corresponder um quadro de pessoal reduzido que para além de assegurar o seu funcionamento diário, leva a efeito actividades culturais previamente programadas, nomeadamente na área dos arquivos e da museologia.  A optimização destes recursos levou os responsáveis por esta instituição a optar pela aquisição de serviços com o objectivo de executar o conjunto de funções-meio inerente a qualquer entidade, relativas, por exemplo, à gestão financeira e contabilística. Estes serviços externos respondem apenas perante a Direcção que por sua vez responde perante o Conselho Fiscal e  Assembleia Geral.



............................................
Assembleia Geral

Constituída pelos associados efectivos, devidamente convocados e presentes ou representados, não podendo, cada associado efectivo, representar em Assembleia mais do que um outro associado. Os trabalhos da Assembleia Geral são dirigidos por uma mesa. Compete à Assembleia Geral a) deliberar sobre a reforma dos estatutos, sobre a orgânica do Instituto e a criação de comissões permanentes; b) deliberar anualmente sobre a gestão realizada no exercício anterior e sobre as respectivas contas, ouvido o parecer do Conselho Fiscal; c) deliberar anualmente sobre o programa de actividade e orçamento para o ano seguinte; deliberar sobre a admissão e exoneração de associados; e) trienalmente eleger os membros dos órgãos sociais; f) deliberar sobre o regulamento do Instituto; g) aprovar a realização de eventuais prestações pecuniárias a efectuar pelos associados efectivos.

............................................
Direcção

A Direcção é o órgão de gestão permanente do ICVV. A Direcção tem como competências: a) dar execução às deliberações da Assembleia Geral; b) elaborar anualmente o relatório da gestão do ano transacto e as contas de gerência bem como as propostas de orçamento e programa de acção para o ano seguinte; c) constituir mandatários; d) aceitar subsídios bem como doações e outra liberalidades, com ou sem encargos; e) deliberar sobre a aquisição de bens imóveis; f) abrir, movimentar e encerrar contas bancárias; g) deliberar sobre a constituição, modificação e extinção de comissões não permanentes; h) celebrar contractos de trabalho, prestação de serviços, arrendamento, comodato e aluguer em nome e representação do ICVV, pôr-lhes fim e modificá-los; i) representar o ICVV, por intermédio do Presidente, em juízo e fora dele; J) propor à aprovação da Assembleia Geral o Regulamento do ICVV.

.............................................
Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal tem como competências: a) emitir parecer sobre o Relatório e Contas anuais de Gerência; b fiscalizar a legalidade dos actos da Direcção.

CONSELHO FISCAL
Presidente
Dois vogais

DIRECÇÃO
Presidente
Secretário
Tesoureiro
Dois vogais
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente
1.º secretário
2.º secretário

 

 
 

Secretariado
Serviços externos
de contabilidade

Serviços culturais
Arquivos
Museu de carruagens
Publicações
Apoios externos

 

Pessoal